Empretec, em Laranjeiras do Sul, estimula capacidade empreendedora

by Press Releases Brasil on 11 de setembro de 2013

in Comunicados de Imprensa

Cerca de 30 empresários do município participaram de seminário; com quase uma semana de duração, programa desperta para características empreendedoras

A curiosidade foi um dos principais motivos que levaram a empresária Débora Reis a fazer parte da turma 2013 do Empretec em Laranjeiras do Sul, no oeste do Paraná. O seminário é considerado de imersão total por acontecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, havia sido oferecido pela última vez no município há mais dez anos e foi realizado no final de agosto para uma turma de cerca de 30 empresários de diversos segmentos da cidade.

“Comecei o ano fazendo o PSGQ (Programa Sebrae de Gestão da Qualidade) e meu instrutor comentou sobre o Empretec. Até então eu nunca tinha ouvido falar. Comecei a pesquisar como funcionava e vi que os ‘empretecos’, como as pessoas são chamadas ao concluir o curso, ficavam sempre muito diferentes depois do seminário, mas não davam detalhes sobre o seu funcionamento. Esse ‘sigilo’ despertou meu interesse em conhecer mais”, lembra Débora.

A empresária conta que não imaginava como seriam as capacitações do Empretec, mas surpreendeu-se com o formato e os resultados obtidos durante e após a realização. “Eu amei ter participado do Empretec. O formato foi um ‘choque’, pois ele instiga a autoavaliar o comportamento e isso faz com que o participante descubra muito sobre si mesmo; vai na ‘raiz’ do problema e, muitas vezes, achamos que não temos problemas enquanto empreendedores. É nesse momento que as coisas afloram”, avalia.

Para a consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, o seminário Empretec instiga os participantes a desenvolverem seus perfis empreendedores. “Desafios são propostos como discussões sobre comportamento, tarefas práticas, aliados à teoria repassada pelos instrutores. É uma solução aplicada pelo Sebrae/PR que vai muito além do dia a dia da empresa. O Empretec mexe com as atitudes do empreendedor, transformando e amadurecendo sua visão enquanto empresário”, explica.

O grupo do Empretec de Laranjeiras do Sul, na avaliação de Débora Reis, foi formado por empresários bem-sucedidos e experientes, o que aumentou ainda mais sua expectativa. “Saber que estávamos com um grupo assim, marcou muito. Ao final do seminário, quando recebi a notícia de ter sido a primeira empreteca do grupo, fique emocionada, mais do que no meu próprio casamento. Não tem explicação para a alegria que senti naquele momento. Foi uma realização”, admite.

Resultados

Durante os encontros do Empretec, Débora Reis conseguiu enxergar seu ponto fraco e, na semana seguinte ao seminário, partiu para a prática para superar a limitação. “Percebi que um dos meus pontos fracos era a falta de planejamento que, aliás, é uma dificuldade bastante comum entre os empresários. Na segunda-feira, após o término do Empretec, eu sentei com um dos meus gestores e colocamos as metas no papel, de maneira clara e real. Foi um grande aprendizado”, assinala.

Dias após a realização do seminário, a empresária sente-se satisfeita com os resultados alcançados com o autoconhecimento. “O interessante é que não mudamos apenas as atitudes dentro da empresa. Até meu marido já elogiou essa questão de eu estar planejando, criando roteiros. Antes eu planejava, mas não anotava nada na agenda, por exemplo. Aí, acontecia algo de última hora e eu acabava deixando pra trás muito do que estava planejado ‘na cabeça’”, relata a empresária.

O Empretec, destaca Kellen Oliveira, do Sebrae/PR, é destinado a empresários de micro e pequenas empresas que já têm experiência de mercado e desejam melhorar desempenho empresarial e características empreendedoras. “Os participantes descobrem habilidades pessoais, como liderança e segurança para a tomada de decisão, controle, comprometimento, persistência, dentre outros. Tornando-os mais confiantes, seguros e capazes de gerir e obter sucesso no negócio”, acrescenta.

Sobre o seminário

O Empretec é desenvolvido em mais de 30 países desde 1988 e passou a ser realizado no Brasil a partir de 1991 no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1993, por meio de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Sebrae passou a ser a entidade realizadora do Programa no Brasil.

É uma das opções de capacitação que integram o Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas, indicado a empresários de micro e pequenas empresas com uma gestão mais madura. Em Laranjeiras do Sul, o Empretec teve o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS) e do Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae/PR no município.

No seminário, os empresários conhecem, por meio de jogos, exercícios, palestras, atividades em sala e atividades extras, as dez características essenciais do empreendedor: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post: